segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

breve dicionário reflexivo

Essas palavras foram buscadas para que eu pudesse pensar e quem sabe faze-los pensar também em coisas que perpassam pelo nosso cotidiano.
O valor que as pessoas têm nas nossas vidas, onde cada uma delas se encaixa em cada momento que passamos o que temos feito por essas pessoas, e assim até por nós mesmos. Decepcionei-me comigo, quando pensei sobre, e com pessoas que estão ao meu redor também. E com tristeza cheguei a conclusão de que um juízo que fazemos das pessoas que norteia nossas ações, leva à conclusão de uma pessoa sobre nós, ou seja, é um ciclo, onde por ora julgamos e por ora somos julgados, ora agimos, ora somos vítimas de ações. Sei que poderiam ter mais palavras e em se tratando de pessoas elas são necessárias, mas pra mim, essas bastaram! Pensem também, eu tentarei agir melhor também...

Valor:  Qualidade de valente; bravura, coragem: soldado de valor. Merecimento, mérito: ação de muito valor. Fig. Importância: não dá valor a futilidades. Préstimo, serventia: objeto de valor. Preço de um objeto: joia de grande valor. Validade: documento sem valor. Música. Duração de uma nota. Matemática. Cada uma das determinações possíveis de uma grandeza ou de uma quantidade variáveis. Comércio. Valor mobiliário, título negociável, emitido por entidade pública ou privada, e que materializa certos direitos. Filosofia. Juízo de valor, julgamento que enuncia uma apreciação (por opos. a juízo de realidade, que se limita a constatar um fato). Economia política. Teoria do valor, explicação que se faz do valor de um bem: os marxistas e os maximalistas enunciaram teorias do valor. Comércio. Quaisquer títulos de crédito, ações etc., representativos de dinheiro e negociáveis em bolsa.

Doação:  O ato de doar. Ato jurídico pelo qual uma pessoa transfere a outra gratuitamente uma parte ou a totalidade de seus bens.Legado, dádiva.
O objeto doado.

Juízo: Ato de julgar. Faculdade intelectual de julgar, entender, comparar e tirar conclusões. Julgamento, apreciação: fazer bom juízo de alguém. Sensatez, bom senso, tino, siso:

Cuidar: Ter cuidado, tratar de, assistir; Cogitar, imaginar, pensar, meditar;Julgar, Ter cuidado; tratar-se

Importância: valia, relevância, prestígio, influência, preço, valor, valimento

Mudar: Remover, pôr em outro lugar, deslocar. Alterar, modificar, transformar, converter. Trocar, substituir.

Ação: O que resulta do fato de agir; tudo aquilo que se faz: praticar uma boa ação.
Manifestação de uma força agente: a ação do vento, de um remédio; a ação das leis sobre a sociedade. Seqüência dos acontecimentos numa narrativa, num drama: ação acelerada. Direito. Meio legal para obter um direito em juízo: intentar uma ação. Parcela de capital que se toma de uma sociedade, título que representa os direitos de um associado: comprar, vender ações. (As ações podem ser nominativas [a transferência é feita mediante assinatura do termo]; à ordem [a transferência é feita por endosso]; ao portador [a transferência se faz pela própria tradição do título]; preferencial [possui direitos preferenciais sobre outras categorias de ações emitidas pela sociedade].) Filosofia. Ato encarado do ponto de vista de seu valor moral: a deliberação precede necessariamente a ação.

Ação de graças, ato de piedade ou devoção com que se agradecem benefícios recebidos; agradecimento, reconhecimento. Ação entre amigos, rifa. 


Consideração: Exame atento, reflexão: isto merece consideração. Respeito, estima, valimento, importância que se dá a alguém. Razões, arrazoado, exposição fundamentada.
Levar em consideração, levar em conta, dar importância.




Nenhum comentário:

dez_interessantes

About Author

Powered By Blogger